Medo de ir ao psiquiatra

Porque Você Não Deve Ter Medo De Ir Ao Psiquiatra (Psicofobia)

O termo “psicofobia” é utilizado para descrever a discriminação contra pacientes que realizam tratamento com psicólogos e psiquiatras. Esse problema contribui para que as pessoas que necessitam desse tratamento evitem a procura por esses profissionais.

Neste sentido, preparamos este artigo para elucidar todas as suas dúvidas sobre a atuação do psiquiatra. Assim, você perceberá que não tem motivos para ter medo de buscar ajuda desse médico.

O que faz um psiquiatra?

A psiquiatria é a ciência que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de desordens da saúde mental, uma área da nossa vida que é influenciada por uma combinação de aspectos individuais e também relacionada às interações com sociedade, comunidade e família.

Assim, o psiquiatra detém um amplo conhecimento sobre aspectos biológicos e físicos do corpo humano. Dessa forma, está apto a diagnosticar, prevenir e tratar transtornos como a ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade e depressão.

Diferente do psicólogo, esse especialista está habilitado a prescrever medicamentos para seus pacientes. Além disso, o psiquiatra pode utilizar-se de outras abordagens terapêuticas da psicoterapia.

Como é a consulta?

A primeira consulta é clínica, ou seja, funciona de forma semelhante a de outros médicos. O paciente apresenta o seu relato, suas queixas e o psiquiatra busca conhecer mais sobre ele, seu histórico de saúde e de sua família, doenças pré-existentes, entre outros.

Além disso, ele pode solicitar, já na primeira consulta, exames adicionais para ajudá-lo a confirmar o diagnóstico. Geralmente, são prescritos exames de sangue e imagem, ultrassons ou até uma ressonância cerebral.

Contudo, esse é apenas o início do tratamento. A consulta vai além da análise clínica. O médico precisa saber mais sobre a vida do paciente, os problemas que estão tirando seu sono, possíveis sintomas, como andam as relações sociais e profissionais, entre outros.

Posteriormente, o profissional fará um teste psíquico, que, através de técnicas específicas, busca detectar a presença ou não de um transtorno mental. A partir do diagnóstico, ele irá avaliar qual a melhor abordagem para iniciar o seu tratamento.

Quando ir ao psiquiatra?

Um dos principais motivos que levam as pessoas ao consultório de um psiquiatra é a suspeita de depressão. Geralmente, a busca por esse médico se dá a partir de uma consulta inicial com um psicólogo, que o encaminha para um especialista em psiquiatria.

Ainda, o psiquiatra está apto a tratar as doenças do cérebro. Estas, por sua vez, acometem as funções psíquicas, afetando o humor, a vontade, a percepção, o pensamento, a capacidade de sentir prazer, a memória,a concentração, o afeto, o senso de orientação, entre outros.

Neste sentido, você pode procurar a ajuda de um psiquiatra quando perceber algum desses sintomas. Entre as principais doenças tratadas por ele estão a depressão, disfunções sexuais, ansiedade generalizada, bulimia, anorexia nervosa e dependência de substâncias. 

Quais são os tratamentos utilizados por esse profissional?

De modo geral, o psiquiatra utiliza-se de três tipos de tratamentos: psicoterápico, farmacológico e o tratamento combinado. No primeiro caso, ele não prescreve medicamentos e trata a partir de alguma das técnicas de psicoterapia.

Já o tratamento farmacológico consiste no uso de medicação psiquiátrica, tais como, antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor, antipsicóticos, entre outros. Como o próprio nome explica, o tratamento combinado une as duas técnicas anteriores.

Enfim, não existem motivos para você temer a consulta com um psiquiatra e nem para acreditar que os pacientes desse profissional são loucos. Os transtornos psiquiátricos são muito comuns e precisam ser tratados. O psiquiatra é o profissional apto ao tratamento.                                                                         

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe