Distúrbios do sono

3 Distúrbios Do Sono Mais Comuns

Ter uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde, pois é enquanto dormimos que nosso corpo se regenera. Porém, em função de diferentes situações, os distúrbios do sono estão se tornando cada vez mais comuns, contribuindo para o desenvolvimento de diversas doenças.

Você conhece os distúrbios mais comuns? Quer entender mais sobre eles? Então, você precisa ler este artigo. A seguir, explicaremos os pontos mais relevantes a respeito desses problemas que impactam diretamente em nossa qualidade de vida.

1) Apneia do sono

Trata-se de um problema que afeta a qualidade do sono do paciente, fazendo com que ele deixe de respirar, por alguns segundos, várias vezes durante a noite. Com isso, há uma diminuição da concentração de oxigênio no sangue.

Em consequência dessa baixa oxigenação, o sistema nervoso trabalha com mais intensidade, elevando o ritmo dos batimentos cardíacos e estimulando a contração dos vasos sanguíneos. A recorrência pode causar hipertensão arterial e arritmia cardíaca.

Ainda, a principal causa desse tipo é a obstrução do canal respiratório. Porém, outras situações também podem acarretar nesse distúrbio, tais como, obesidade, aumento das amígdalas, circunferência do pescoço e alterações no crânio.

No que se refere aos sintomas, esse distúrbio do sono se caracteriza pelos seguintes sinais: ronco ao dormir, acordar várias vezes à noite, paradas respiratórias ou sensação de sufocamento durante o sono, cansaço e sono ao longo do dia, baixo rendimento escolar ou profissional, dificuldade de concentração e memorização e irritabilidade.

2) Hipersonia

A hipersonia se caracteriza pelo excesso de sono e cansaço, sendo, às vezes, até incontrolável. Dessa forma, ele acaba dormindo em horários pouco apropriados ou por longos períodos.

Ainda, as pessoas portadoras deste distúrbio não costumam ter dificuldade para dormir, mas sim para acordar. Ao despertar, podem parecer confusos, combativos ou atáxicos, condição que se caracteriza pela descoordenação de algumas partes do corpo.

No que tange às causas, esse distúrbio de sono tem relação com fatores genéticos, depressão, doenças neurológicas, apneia do sono, obesidade, consumo abusivo de álcool e outras drogas ou ao uso de medicamentos para dormir.

Para diagnosticar a hipersonia, o paciente deve apresentar os sintomas há, pelo menos, três meses, sendo eles: dificuldade para acordar, desorientação e falta de atenção, irritabilidade, perda de concentração, bocejo constante ao longo do dia, cansaço e fadiga intensa.

3) Insônia

Trata-se de uma condição em que há a incapacidade de iniciar ou manter o sono, sendo um distúrbio persistente que traz muitos prejuízos para a saúde do indivíduo. Muitas pessoas convivem com essa condição por muitos anos e, às vezes, nunca são diagnosticadas.

Geralmente, a insônia é causada por hábitos inadequados, podendo ter relação com vários distúrbios do humor, como a ansiedade e a depressão. No entanto, pouco se sabe sobre qual dos transtornos surge primeiro.

Quem sofre com esse distúrbio do sono tende a se sentir inquieto durante horas até conseguir dormir.  Outros sinais desse problema são: dificuldade de concentração e atenção, falta de memória, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade, impulsividade, agressividade, desmotivação e dor de cabeça.

Enfim, esses são apenas alguns dos diferentes tipos de distúrbios de sono ao qual todos estamos sujeitos. Portanto, caso você lide com alguma dificuldade para dormir, procure um médico para ser avaliado e devidamente tratado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe