Ansiedade

Ansiedade: 6 dicas para lidar com o problema

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. Embora seja uma reação do organismo para nos ajudar a lidar com situações de risco, quando excessiva, a ansiedade pode causar medo, descontrole, paralisia, entre outros.

Você sabe como lidar com essa situação? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listei algumas dicas para que você aprenda a controlar as emoções. Quer saber mais? Continue a leitura.

Principais dicas para quem sofre de ansiedade:

1) Aprenda a respirar

Como assim aprender a respirar? Sim. Não estamos falando da respiração comum e involuntária que nos mantém vivos, mas da técnica de respiração profunda que nos ajuda a fazer com o que o cérebro entenda que podemos relaxar.

A técnica é simples, basta inspirar o ar e expirar vagarosamente. Porém, sabemos que pode ser difícil combater a respiração ofegante em momentos estressantes, mas basta treinar. Com o tempo, você dominará sua respiração e aprenderá a se acalmar imediatamente.

2) Foque em bons pensamentos

Os pensamentos exercem grande influência em nossos sentimentos e ações. Quem sofre com transtornos de ansiedade tende a manter pensamentos negativos, o que pode desencadear uma crise.

Neste sentido, basta se esforçar para afastá-los e focar no que é bom. Para controlar os pensamentos é só começar a dar atenção a eles. Portanto, pense em coisas prazerosas, visite memórias felizes e que lhe tragam paz.

3) Escolha um hobby

Além dos pensamentos positivos, tenha um hobby que ocupe a sua mente, gerando prazer e alegria. O simples processo de desenvolver um hobby traz alívio para o cérebro e desvia o foco dos gatilhos de ansiedade.

4) Crie uma rotina

Outra forma eficaz de lidar com a ansiedade é criar uma rotina para organizar e controlar o seu dia de forma efetiva. A previsibilidade é necessária para ajudar a administrar o seu tempo e evitar situações que desencadeiam a ansiedade.

Contudo, não se preocupe apenas em listar as tarefas acadêmicas ou profissionais. Para não chegar ao fim do dia estressado ou muito cansado, separe um tempo para você e para o seu bem-estar.

5) Se cobre menos

A ansiedade e o estresse são sentimentos que andam juntos e um tende a desencadear o outro. Por isso, você precisa estar atento às situações que geram essas sensações. Uma delas é a autocobrança excessiva.

Se você chegou ao fim de um dia sem conseguir terminar todas as tarefas previstas, respire e lembre-se que amanhã é outro dia. Portanto, se cobrar não alterará nada e ainda poderá colocá-lo em um estado de alerta constante.

6) Exercite-se

Para lidar com a ansiedade não há escape melhor que a prática de atividades físicas. Sendo assim, os exercícios estimulam a produção dos chamados hormônios do bem-estar que ajudam a relaxar e melhoram o humor. Com isso, você reduz a ansiedade e ainda cuida da sua saúde física.

Enfim, se você sofre com ansiedade ou conhece alguém que esteja lidando com o problema, considere essas dicas e aprenda a lidar com esse sentimento. Além disso, é fundamental buscar a orientação de um especialista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe