O estresse é uma condição que atinge mais de 50% da população atualmente causando sérias consequências à saúde geral das pessoas. Por isso, é de extrema importância saber como lidar com este quadro tão comum e prejudicial.
Quer saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as principais dicas sobre como lidar com o estresse. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
O que é o estresse?
Estresse é uma resposta física do nosso organismo aos estímulos externos. Quando o organismo detecta uma ameaça, ele fica em estado de alerta para fugir ou lutar. O coração passa a bater mais forte, os músculos ficam tensionados e o instinto, aguçado. Esta reação é o que chamamos de estresse.
Quando se trata da reação momentânea do corpo, tudo logo volta ao normal. No entanto, se expor a situações de pressão em um longo prazo pode ser prejudicial para a saúde física e mental. Por exemplo, no trabalho também falamos em esgotamento profissional causado pelo estresse, mais conhecido como Síndrome de Burnout.
Quais são os sintomas do estresse?
Reconhecer que você anda estressado não é uma tarefa fácil, mas você pode notar por alterações no organismo e outros sintomas. Por isso, fique atento a sinais como desconforto, angústia, medo e irritação. Veja a seguir outros sinais relacionados ao quadro:
- Alteração no humor;
- Hábitos de nervosismo como roer as unhas;
- Alterações do ciclo normal do sono;
- Tensão nos músculos;
- Desinteresse pelas atividades;
- Problemas de atenção e memória;
- Preocupações excessivas;
- Procrastinação;
- Uso de vícios como forma de relaxamento;
- Queda de cabelo.
4 dicas para lidar com o estresse
Se você sofre diariamente com situações de estresse, existem boas notícias: há diversas formas que auxiliam no controle do estresse. Veja a seguir dentre todas, as mais indicadas:
1- Exercite-se diariamente
Exercícios aumentam a liberação de endorfina, substâncias produzidas naturalmente no cérebro que trazem sentimentos de tranquilidade. A liberação de endorfina faz aumentar a confiança e a autoestima, além de reduzir as tensões.
2- Alimentação saudável e regular
A qualidade de nossa alimentação e a forma como nos alimentamos impactam diretamente em nosso estado geral de saúde. Dê preferência a alimentos naturais com alto teor de fibras e ricos em vitaminas e sais minerais, sem esquecer, é claro, de beber muita água.
3- Observe seus pensamentos e reações
Procure entender se o que te deixa estressado são preocupações com o futuro ou eventos que você pode efetivamente resolver agora. Muitas vezes desenhamos cenários catastróficos em nossa mente, mas eles não são necessariamente verdadeiros.
4- Tenha metas alcançáveis
É fundamental avaliar se as suas metas e prazos são realistas e podem ser cumpridos. Sinta-se à vontade para mudar seus compromissos quando não houver tempo suficiente para executá-los. Exerça a flexibilidade visando dar mais conforto a sua rotina.
5- Visite um psicólogo
Conversar com um psicólogo é importante. A terapia ajuda as pessoas a gerenciarem os seus relacionamentos e propõe dicas sobre o que mudar em sua vida para ter mais leveza e tranquilidade no dia a dia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!