ansiedade

7 sintomas que podem sinalizar transtorno de ansiedade

A ansiedade muitas vezes é vista como um desequilíbrio comum de todos e até mesmo uma qualidade de pessoas que desejam que seus objetivos se concretizem logo. Porém, quando a ansiedade avança de modo a atrapalhar sua vida, ela se torna um distúrbio e esses distúrbios ansiosos vem despontando como um dos males do século, tão devastadores quando a depressão.

A doença surge a partir do medo antecipado de que algo ruim possa acontecer, porém de forma tão intensa que causa sintomas físicos como suores, tremores e taquicardia. Ela pode fazer com que o indivíduo tenha medo de se relacionar com as pessoas e evite sair de casa, restringindo o convívio social e profissional.

Como diferenciar a ansiedade normal da patológica?

Todos possuem ansiedade, em diferentes graus e circunstâncias da vida. Para a maioria ela acontece naturalmente, antes de realizar algo como falar em público, esperar o resultado de um exame ou um encontro com alguém importante. Ela pode até mesmo ser um incentivo para superar a timidez e tomar coragem de tomar uma atitude que antes receava ter.

O cérebro tem uma resposta fisiológica quando identifica uma ameaça real que é chamada de medo, um dos principais sintomas de qualquer nível de ansiedade. O transtorno de ansiedade (doença) implica em medos extremos que prejudicam as tarefas cotidianas e, ao invés de incentivar, ela paralisa as ações de modo que a ameaça se torna perturbadora e antecipada, mesmo que esteja apenas na imaginação.

A inquietação promove os medos comuns e os transformam em sistemáticos e generalizados ampliando as sensações de desconfiança e mal estar, interferindo diretamente no cotidiano e no modo de agir do paciente. Muitos acabam sucumbindo aos vícios na tentativa de contê-la como o de exagerar na comida, na bebida, no tabagismo, no consumo e nas drogas o que só amplia o problema.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

O medo intenso e anormal pode ser o principal sintoma do transtorno de ansiedade, mas separamos 7 comportamentos que podem sinalizar o problema para que se procure uma ajuda médica o quanto antes:

  1. Acreditar que tudo possui um perigo: superestimar o perigo e até criá-lo onde não existe, tornando-o desproporcional. É como ter tanto medo de uma queda de avião que não consegue realizar uma viagem aérea;  o medo de ser atropelado e se sentir incapaz de atravessar uma rua; e até manter o receio de estar doente ou morrer numa cirurgia, e evitar procurar um médico para fazer uma simples avaliação de rotina.
  2. Abusar dos doces: em todas às vezes que a ansiedade se intensifica, o paciente começa a procurar doces para amenizar as dores emocionais. Não é uma ingestão por sabores, já que não há a preocupação em degustar o alimento, mas o intuito é quebrar o sentimento ansioso. Assim, a alimentação é feita de maneira rápida, sem sequer mastigar adequadamente antes de engolir.
  3. Dificuldades em manter o sono: o transtorno da ansiedade afeta a qualidade do sono, trazendo muitas dificuldades em manter uma noite tranquila sem que a insônia a invada. O cérebro não consegue relaxar, pois está sempre pensando sobre as situações que aconteceram durante o dia e criando expectativas negativas sobre o dia seguinte.
  4. Tensão muscular: naturalmente, o estado constante de alerta e tensão acabam deixando os músculos mais tensos e rígidos. As consequências são as dores em várias regiões do corpo, como costas, nuca, pescoço e ombros.
  5. Não conseguir falar em público: um dos pontos recorrentes de ansiedade é o de falar em público. No caso da patologia ele toma uma dimensão tão grande que impede que o paciente consiga se expressar, independente da importância da situação ou quantidade de pessoas. Geralmente sintomas físicos como sudorese, mãos geladas e falta de ar acompanham o problema.
  6. Excesso de preocupação: quem possui transtorno de ansiedade se preocupa demais com o futuro e com tudo ao seu redor. Medo da crise econômica, de estar desempregado, de não conseguir pagar as contas, de ser abandonado, de um ente querido morrer repentinamente, entre diversos outros pensamentos.
  7. Sintomas físicos: O transtorno da ansiedade apresenta também sintomas físicos como sensação de falta de ar, coração acelerado, suor em demasia, mãos geladas, tontura, boca seca, dores abdominais, calafrios, vontade constante de urinar ou defecar etc.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.

O que deseja encontrar?

Compartilhe