depressão

Como funciona o tratamento para depressão?

De acordo com um relatório apresentado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 322 milhões de pacientes com depressão no mundo. No Brasil, essa condição afeta cerca de 5,8% da população. Apenas pela observação dessas estatísticas, é possível perceber a gravidade e o tamanho desse problema. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que existem tratamentos eficazes contra essa patologia. Não sabia? Então, continue a leitura e conheça todas as alternativas.

O que é a depressão?

É uma doença psiquiátrica crônica que tem origem em disfunções químicas que acometem ao organismo. Contudo, ainda hoje, a depressão é subestimada por familiares e pessoas próximas ao doente, sendo confundida com mera tristeza ou flutuação de humor. No entanto, diferentemente do que algumas pessoas pensam, essa condição pode causar muito sofrimento ao paciente e grandes prejuízos à saúde dele. Essa patologia é dividida de acordo com a intensidade, podendo ser leve, moderada ou grave. Dentre os sintomas apresentados com maior frequência pelos pacientes depressivos, estão:
  • desânimo;
  • dificuldade de concentração;
  • redução ou aumento do apetite;
  • pessimismo;
  • indecisão.
  • insegurança;
  • insônia;
  • irritabilidade;
  • ansiedade;
  • angústia;
  • pensamentos suicidas.

Qual a causa?

Existem 3 possíveis causas para a doença. A 1ª delas é a genética, pois há estudos que comprovam a influência da herança familiar de pais que também eram pacientes depressivos. A 2ª é a deficiência dos neurotransmissores no organismo. Os neurotransmissores regulam a atividade motora, o apetite, o sono e o humor. Só para exemplificar, a noradrenalina, a serotonina e a dopamina são neurotransmissores. A 3ª causa são os chamados eventos vitais. Isto é, são eventos que provocam grande estresse ao indivíduo e desencadeiam episódios depressivos quando ele já possui uma predisposição genética.

Como é o tratamento?

O tratamento para a doença está baseado em 3 pilares, sendo eles: uso de medicamentos, sessões de psicoterapia e adoção de hábitos saudáveis. Em suma, o tratamento medicamentoso consiste na ingestão de remédios antidepressivos, como fluoxetina e paroxetina. Esses fármacos são mais recomendados nos quadros moderados e graves da doença. Quando ingeridos, os antidepressivos ajudam a repor os neurotransmissores que estão deficientes. Geralmente, os resultados começam a ser percebidos após 3 meses de uso. A psicoterapia é o tratamento que promove o autoconhecimento do paciente, ajudando a resolver os conflitos internos que ele possui. Esse tratamento pode ser suficiente para resolver os casos mais leves. O psiquiatra é o profissional responsável pelas sessões e é ele quem determina a melhor forma de abordagem. O 3º pilar do tratamento é a mudança de hábitos do paciente. É fundamental que ele realize atividades físicas, de lazer e alimente-se corretamente. Existem outras alternativas de tratamento que não possuem comprovação científica, como acupuntura, ioga, reiki, meditação, sessões de eletrochoque, dentre outros. Os resultados do tratamento contra a depressão são percebidos pelos sinais de melhora do paciente. Caso tenha alguma suspeita de que sofre com esse problema e se interesse em conversar com alguém sobre o assunto, procure um psiquiatra especializado no tema. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe